PRÓTESE DENTÁRIA

As próteses odontológicas promovem a reabilitação oral dos pacientes que precisam recuperar a funcionalidade da mastigação e a estética do sorriso após uma perda dentária. A colocação de próteses dentárias pode ser uma boa opção para substituir qualquer um dos dentes perdidos (incisivos, caninos, pré-molares ou molares). De forma geral, classificamos as próteses dentárias em dois tipos: fixas e removíveis.

-> As próteses dentárias fixas são cimentadas sobre os dentes naturais ou parafusadas sobre implantes dentários, sem a possibilidade de remoção pelo paciente. Essas próteses podem ser feitas de materiais como resina acrílica, cerâmica pura ou zircônia.
-> Já as próteses dentárias removíveis são móveis e permitem ao paciente retirá-las da boca em qualquer ocasião. Esse tipo de prótese se apoia diretamente sobre a gengiva ou, em alguns casos, pode se apoiar em dentes remanescentes (prótese esquelética).

Esse tipo de prótese pode ser feita em resina acrílica, metais (cromo-cobalto), nylon, silicone ou vinil (próteses flexíveis).

A escolha do tipo de prótese ideal em cada caso deve ser feita em conjunto com o cirurgião dentista, após uma avaliação aprofundada do paciente e suas preferências.